Gala do Antigo Estudante

A noite não era para saudosismos. A noite era para tirar os sapatos altos do armário e ir simplesmente… como quem foi a um chá dançante ou a um baile de gala nos tempos em que andava a estudar na universidade. E como era bom tirar os sapatos de salto do armário.
Ouvimos muito boa música, ouvimos boa música, estivemos atentos a filmes produzidos para o efeito, ouvimos maus teatros. Julgo que é a mistura que caracteriza qualquer evento da Academia. Umas coisas muito boas, outras muito más e outras assim assim. É a mesma relação… vimos senhoras de casaco de peles, outras bem vestidas e outras assim assim. Da mesma forma que para o baile de gala uns vão de calças de ganga e outros de vestido de seda natural ou de laçarote. Da mesma forma que os desfiles da queima e da latada são simplesmente degradantes, mas simplesmente geniais. Da mesma forma que os Saraus são longos e que só servem para quem sobe a palco.
A academia sempre se prestou ao assim assim. E é isto que eu considero simplesmente genial. Porque somos mesmo assim, na base do assim assim. Uns são muito bons porque são, outros são somente bons porque também nasceram assim. Outros são francamente maus e nada os impede de subir ao palco e mostrar isso mesmo. Se a academia tivesse toda a mesma personalidade e qualidade não existiria um fato académico, de preto carregado, para esbater as assimetrias.
E julgo que é isto mesmo. Misturar o bom e o mau num único espectáculo que é para ser visto por pessoas igualmente diferentes.
As críticas negativas surgiram na mesma proporção que os elogios. De certa forma, não compreendi as críticas.
A Academia tem destas coisas, os muito bons não conseguem perceber que a vida na universidade foi isso mesmo: assim assim…. não foi pensada para as pessoas geniais, foi pensada para sermos cada vez melhores, mas sermos! Foi pensada para cada um fazer o que melhor sabe fazer… mesmo que o melhor seja, no auge dos seus 70 anos, declamar poesia de Antero de Quental….e isso sim, é genial.

2 Comments:

At 3:43 da manhã, Blogger ramito said...

e tu es tambem genial! Obrigada por respirares tanta corangem e seres inspiracao. Es linda! x

 
At 4:27 da manhã, Blogger clarisca said...

Universidade é mesmo universalidade. E isso engloba o espectro todo, tens razão. A mim resta agradecer teres ido, terem ido. E, como sempre, teres sabido fazer-te tão presente e amiga. Apesar dos (vários) pesares, foi bonita a festa, pá!

 

Enviar um comentário

<< Home