esclarecimentos

SR, Igreja de Santa Cruz, 14 de Setembro de 2005

coisas pequenas são o que eu te quero dar e coisas pequenas são também as que me fazem feliz. ontem foi dia de almoçar com dois amigos e à sobremesa deambulámos pelas ruas da baixa e, de objectivas ao alto, captamos os lugares.
ainda ando a descobrir o que é este diálogo entre lugar e não-lugar.
deixo aqui duas possíveis explicações para que possam acreditar um pouco mais nesta minha utopia.

para os senhores da geografia humanista (surgiu nos anos 70 e como reacção ao positivismo) como Edward Relph e Yi-Fu Tuan... o LUGAR é mais do que uma localização geográfica. o lugar é um produto da experiência humana e da relação existente. o lugar é o resultado da relação afectiva e emotiva que as pessoas estabelecem com os espaços. existe um cenário físico, existe uma actividade , existe uma relação íntima entre o lugar e o ser humano que o anima. no lugar há uma história, há uma relação afectiva e há uma identificação entre o lugar e o ser humano.

Agora o NÃO-LUGAR.. não significa a negação de um espaço físico nem a perda de identidade com os lugares. significa que com a alteração da paisagem urbana vão surgindo espaços com formas estandardizadas, repetidas e com uniformidade de sequência - i.e. grandes conjuntos habitacionais (gosto mais dos da periferia), McDonnald's, Disneylândias (Portugal dos Pequenitos), bancos, estações de m etro (Estação Coimbra B), parques de estacionamento, auto-estradas (Circular Externa), centros comerciais (Dolce Vita)etc... . Não-Lugares de passagem, frequentados por anónimos, não têm uma história, nem se estabelece um elo afectivo com estes lugares (mas acredito que nalguns casos isto não seja bem assim!)

daqui a 3 dias vou tentar mostar aos senhores do mundo da geografia que em Coimbra os Lugares e os Não-Lugares estão espalhados pela cidade e que vão nascendo como cogumelos....mais do que mostrar a sua existência é necessário dizer que ser um lugar ou um não-lugar depende muito do nosso espaço vivido e da forma como vivemos esta cidade. um não é a negação do outro mas muitas vezes os lugares por estarem fora do nosso quotidiano passam a ser não-lugares.... e por ai adiante....

1 Comments:

At 5:00 da manhã, Blogger SR said...

E a amizade... é um lugar?
Foi um prazer fotografar contigo.
Mostra aos senhores do mundo da geografia os nossos lugares e não lugares, e traz de volta outro tanto.
Beijinho de boa sorte.

 

Enviar um comentário

<< Home