Natal, 21 de Setembro de 2005

Miguel escreveu um diário com entrelinhas entre o Brasil, Trás-os-Montes e Coimbra, com uma casa velhinha e uma vida de estudante, com uma árvore que se chamava também Torga. No diário deixou passar uma luta por qualquer coisa maior, por qualquer coisa possível em que acreditava.
Gostava também eu de reescrever o diário do Miguel e de dizer o que aconteceu no dia 21 de Setembro de 2005.
Uma manhã inquieta, frases que não conseguia decorar, professores a darem apoio e acreditarem que sou mais do que um miúda inquieta com os seus 27 anos. Senti-me levada ao colo para algum lugar ou para algum não-lugar. Não importa: estive, reestive, reencontrei.
De fuga a um auditório procurei a praia, a areia, os cocos espalhados entre as pessoas, o calçadão grande e cheio de calor.
Estava na hora de enfrentar as ondas… há quantos anos, margarida, há quantos anos não voltava à tona de água, nadava sem ter um fim, sentia o sal nas palavras e subia à tona com um sorriso genuíno. Sou eu….
Estava na hora de deixar de lado um anel que me chegou com um ano de atraso, mas que nem por isso teve menos significado. Um compromisso mais de amor do que amizade mas que a distância obrigou-me a mergulhar novamente nas ondas da tarde. Logo acordei…
Estava na hora de dar a mim mais do que 24 horas de “outros”. Sem barreiras o encontro é fácil, é obvio e translúcido. Aqui estou…
Foi um dia de conquistas e reconquistas sem espadas nem espingardas para dar conta do recado. Estava rodeada de vidas mais bonitas e claramente o meu caminho seria seguir quem me queria dar sabedoria. Percebi o que quero.
Estava na hora de dizer ao senhor sininho que a vida é curta demais para se pensar em reviravoltas de vidas cruzadas. Não insisto mais do que dois dias e esses dias já passaram. Agora é a tua vez. Eu não estou à espera.
Estava na hora de perceber que em cada natal pode eventualmente nascer algo de novo. Não peço para mim mais caminho, mais tempo para o percorrer. O está e nada mais. Agora, de coração leve, de costas direitas, de olhos abertos pelo mar seguirei um mais firmeza os meus princípios. Quem alinha numa vida mais séria e nunca menos sonhadora?

1 Comments:

At 3:22 da manhã, Blogger joana said...

Depois do que li, para além da inspiração que trazes contigo, só posso esboçar um sorriso e dizer que estou muito, muito feliz por ti!
Eu alinho, com certeza :)

 

Enviar um comentário

<< Home