as casas e as pessoas

Natal, 23 de Setembro de 2005

1ª casa
De tanto ouvir que as casas devem estar assentes em pedra firme e não em areia, dou por mim muitas vezes a tentar arranjar algum cimento para que as areias não fujam com as desilusões, distâncias, confusões, distracções…
A minha casa tem ano e meio de vida. Foram precisos alguns meses para que eu entrasse em casa e admitisse que a minha forma de ser estava espalhada por todas as divisões. Pensava que não era a minha casa dos sonhos porque não foi arrendada em dia de sonhos, mas hoje, sinto um conforto enorme quando entro em casa e tenho quatro olhos pretos a olharem para mim e a dizerem: “vem brincar connosco, anda miúda”. Esta é a minha casa que já sabe contar a história de um sofá verde, de um bolo de chocolate no forno, de uma tese no escritório e de uns vasos de flores nas escadas.

2ª casa
Ontem fui ver mais uma casa. Paredes amarelas, azuis, vermelhas e brancas. Uma casa e três meninos lindos, cada um com a sua história, não menos longe da minha vida. Ainda a casa vai a meio das paredes e já apetece entrar nela, ficar e sorrir. Quero muito bem aos meninos daquela casa e eu prometo o cheiro de um bolo de chocolate quando o cimento estiver seco.

3ª casa
Passei por uma favela em Natal. Não avancei muito mais que a beira da estrada porque diziam que era uma zona perigosa. Não consegui ver perigo nos olhos pacatos de quem cimenta quatro tijolos por dia e de quem tem o mar mesmo no horizonte. Fez-me impressão a pequenez da casa destas pessoas, mas também ali não faltava o cimento.

De hoje em diante quero ter uma casa como o tal sorriso de Eugénio de Andrade. Quero entrar nela, sentir-me dentro dela e viver muito protegida pelas paredes que me envolvem. é difícil, mas não custa tentar.

3 Comments:

At 8:44 da manhã, Blogger mar said...

a tua casa deverá ser o "lugar onde...." de Ruy Belo?

 
At 3:31 da manhã, Blogger joana said...

Lembro-me de um certo bolo de chocolate com um sorriso 'plantado', e sei que só com aqueles que amo sei ser casa. beijo

 
At 3:50 da manhã, Blogger mar said...

ontem a minha casa encheu-se de noite. chá quente, bolinhos de gengibre e dois gatos a pedirem carinho. foi casa e é casa quando estou bem e feliz. gosto cada vez mais de uma casa calma e cheia do que de uma casa sem tempo para ser casa.

 

Enviar um comentário

<< Home